
Quantificar riscos e danos à fauna é um ato de defesa da vida.

O Quanti-Fauna é uma iniciativa inovadora voltada à valoração dos danos causados à fauna em decorrência de crimes ambientais.
Trata-se de uma plataforma automatizada e responsiva, acessível em todo o território nacional, que valora danos tanto para a fauna silvestre quanto para a fauna doméstica.
Desenvolvida pelo Instituto ARBO, conta com o apoio do Ministério Público do Estado de Minas Gerais através da Plataforma Semente.
O Quanti-Fauna é...
um sistema de valoração com base em qualificadores do dano que consideram as características das espécies e o contexto em que se deu a ocorrência. Esses qualificadores permitem dimensionar a magnitude e a complexidade do dano, afastando interpretações subjetivas e promovendo padronização técnica entre diferentes análises.
Importante ressaltar que...
o Quanti-Fauna não precifica as espécies, tampouco reduz animais a bens economicamente mensuráveis.
O Quanti-Fauna valora o dano, não a vida.

A valoração de danos à fauna faz toda a diferença, pois muda o jogo na responsabilização pelos crimes ambientais.

QUALIFICADORES
Conjunto de critérios técnicos e objetivos que avaliam os parâmetros considerados e atuam como moduladores do valor-base.
Os itens que não pontuam em determinado domínio (ou fator) não interferem no resultado, preservando a proporcionalidade e evitando distorções nos cálculos.
A plataforma Quanti-Fauna é estruturada em módulos funcionais e interativos, que guiam o preenchimento pelo usuário de forma prática e sistemática em todas as etapas do processo de valoração de danos à fauna. Cada um de seus cinco componentes foi cuidadosamente desenvolvido para assegurar:
-
precisão nos cálculos,
-
rastreabilidade das informações, e
-
coerência metodológica, atendendo a diferentes contextos legais e ambientais.
Acesse e veja detalhadamente cada componente.


Quantifique
calculando os riscos à fauna e seus habitats
Mensure condutas infratoras como tráfico de animais, caça, cativeiro irregular e maus-tratos, tornando visível em números o risco que essas práticas oferecem às espécies e seus habitats.
Contribua para o fortalecimento de órgãos oficiais, projetos, redes de apoio e iniciativas relevantes para a autuação de infratores e proteção dos animais.



Estrutura
Arquitetura modular.
A plataforma é dividida em módulos interativos e integrados, que o usuário percorre em sequência. Cada módulo representa uma etapa lógica do processo de valoração, desde o registro do caso até a geração do laudo técnico.
-
Isso garante autonomia, mesmo para usuários com pouca experiência técnica.
-
A estrutura modular permite atualizações pontuais e inclusão de novos critérios ou funcionalidades sem comprometer o sistema como um todo.
Características
Banco de dados interno:
a estrutura do Quanti-Fauna é sustentada por um banco de dados robusto que inclui: lista de espécies, valores-base de referência para diferentes grupos taxonômicos, qualificadores legais e técnicos, fórmulas de cálculos em escala proporcional e pesos ponderados.
Motor de cálculo automatizado:
a plataforma possui uma engine (núcleo computacional) de cálculo inteligente, que aplica: fórmulas padronizadas para valoração individual e total, lógicas condicionais para aplicação de fatores e ajustes e regras para arredondamento, alertas de inconsistência e travas de proporcionalidade. Esse motor garante padronização, transparência e reprodutibilidade nos resultados, mesmo em cenários complexos com múltiplas espécies.
Camada de interface guiada:
A interface do usuário (front-end) é estruturada em guias sequenciais com formulários responsivos, menus de ajuda contextual e descrições de cada critério, sugestões automáticas com base nos dados inseridos e alertas de preenchimento obrigatório ou incoerente.
Sistema de exportação de relatório:
ao final, a estrutura permite exportar os resultados em forma de laudo em formato pdf.
Controle de versão e rastreabilidade: cada laudo ou valoração gerado recebe o número identificador informado, mantém registro da data, autor, instituição e parâmetros utilizados. Pode ser revisado ou atualizado, com histórico salvo no sistema.

A quem se destina
Em um primeiro momento, o Quanti-Fauna é direcionado ao uso pelos Ministérios Públicos, promotores de justiça, peritos e equipes técnicas envolvidas na apuração e responsabilização de danos causados à fauna.
A plataforma foi desenvolvida para oferecer suporte técnico às análises e decisões no âmbito administrativo, civil e criminal, fornecendo parâmetros padronizados para a aplicação de sanções, reparações e medidas compensatórias fundamentadas em critérios objetivos.
Outros órgãos ambientais e instituições públicas também poderão utilizar o Quanti-Fauna, desde que formalizado um acordo de cooperação técnica, garantindo o uso adequado da metodologia e o alinhamento institucional necessário à sua aplicação.
A equipe do Quanti-Fauna está à disposição para esclarecimentos técnicos, apoio na utilização da plataforma e emissão de laudos técnicos.
Os contatos podem ser realizados para:
-
Solicitar um laudo técnico individualizado, com base nas informações do caso concreto.
-
Agendar uma capacitação ou apresentação institucional sobre o uso da plataforma.
-
Obter suporte técnico na aplicação da metodologia em processos administrativos, civis ou criminais.
-
Formalizar Acordo de Cooperação Técnica para uso da plataforma.

Equipe e Parceiros
