top of page
  • Foto do escritorArbo Instituto

Todos sabemos da importância das árvores na vida do nosso planeta

Atualizado: 1 de fev. de 2023

A nossa vida está relacionada diretamente com a preservação de nossas florestas!


Mais árvores, menos efeito estufa. As árvores, através da fotossíntese, armazenam dióxido de carbono durante suas vidas, retardando o acúmulo de gás na atmosfera e o efeito estufa que afeta o nosso planeta.


Mais folhas, mais saúde. As folhas das árvores removem do ar o tipo de poluição mais perigoso para os nossos pulmões o material particulado derivado da queima de combustíveis fósseis nas grandes cidades, assim como em bairros próximos de rodovias e fábricas. As folhas, como um grande filtro, podem reduzir os índices de asma e doenças cardíacas, responsáveis por 5% das mortes em todo o mundo.


Árvores são fundamentais e próprias dos biomas. Se uma única árvore é capaz de fornecer um habitat vital para inúmeras espécies, a conservação de nossos biomas depende da vida de nossas matas nativas. Desde o solo até as copas mais altas, as florestas preservadas permitem a sobrevivência de uma infinidade de espécies da fauna e flora, que por muitas vezes são endêmicas e ocorrem somente nessas determinadas áreas ou regiões.


Defesa e reflorestamento. No Brasil,existem diversas atividades relacionadas com a defesa e a preservação de nossas matas nativas. Uma dessas ações é o site da Rede de Sementes do Cerrado, disponível em: <https://www.rsc.org.br/>, o qual fomenta o plantio de espécies de árvores originais (através de um cadastramento prévio), podendo encomendar sementes nativas do bioma Cerrado ao plantio e à futura preservação. Acreditamos e apoiamos, continuamente, as atividades que atuem diretamente na preservação de nossos biomas.


Somos um Instituto para cuidar e defender as pessoas, o meio ambiente, a ciência e as leis. Juntos, estamos prontos para inspirar e realizar ações transformadoras.



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page